quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Filet Mignon ao Molho Troisgro

Há pouco tempo fui a um evento tipo "aula-show", onde grandes chefs dão um verdadeiro show aos amantes da gastronomia, preparando receitas incríveis e dando dicas culinárias preciosas. É um tipo de evento que geralmente acontecem em grandes shoppings e sempre atrai muita gente entendida do assunto e também muitos curiosos (exemplo: eu!). Nesse dia quem estava no comando das panelas era ninguém menos que Claude Troisgros, o mais carioca dos chefs franceses.

Claude preparou, na frente de uma platéia hipnotizada, três pratos de dar água na boca e mostrou que quando se tem paixão é possível elaborar pratos simples e sofisticados. O menu completo teve como entrada Lagostins Crisp batata doce agridoce, prato principal Filet de cherne com banana caramelada e de sobremesa Fondant ao chocolate, morango crumble. Vou confessar que fiquei com uma vontade gigante de comer todos os pratos que foram preparados, porém os espectadores podiam apenas saborear a sobremesa. Fiquei chatiadissima. Mas passou rapidamente, levando em consideração quão saborosa era a sobremesa!!

Cheguei em casa com uma fome daquelas e também super inspirada pois tive aula com um respeitado chef da gastronomia brasileira (tava me achando). Como em casa eu não tinha lagostins, batata doce, filet de cherne e muito menos fondant de chocolate, o jeito foi me virar com o filet mingnon, manteiga, cebola e shoyo que eu tinha na geladeira!

Ingredientes
4 medalhões de filet
100g de manteiga
40g de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa shoyo
Suco de meio limão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
> Em uma frigideira, sele os medalhões, já temperados com o sal e a pimenta, dos dois lados. Retire e coloque em uma travessa aquecida.
> Na mesma frigideira derreta a manteiga até formar uma espuma.
> Quando a manteiga parar de espumar acrescente a cebola, o alho e deixe refogar por aproximadamente uns 3 minutos.
> Adicione o suco de limão, o shoyo. Mexa e deixe ferver por mais uns 2 minutos.
> Despeje o molho sobre os medalhões que estavam reservados.
> Decore com salsinha.



Sei que ficou um pouco diferente do que eu aprendi a fazer durante a aula, mas garanto para todos vocês que ficou uma delícia. Aqui em casa todo mundo pede "faz filet ao molho Troisgro?!", batizado assim em homenagem ao grande chef Claude Troisgros. "Que Marravilha!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...