terça-feira, 28 de agosto de 2012

Frango desfiado

Existe alguma coisa que você adora fazer, mas morre de preguiça?? Que é muito trabalhoso e só de pensar em todo processo, na sujeira, na dificuldade, você desanima?? Não vale falar: lavar a louça!! Hahaha... Pois é! Eu era desse jeito com qualquer receita que levasse frango desfiado. Tinha uma preguiça imensa de cozinhar o frango e ficar desfiando... fiapinho, por fiapiho... Juro pra vocês, eu morria! Ou então, desistia logo da receita e procurava outra coisa pra fazer!

Um dia, almoçando com o pessoal do trabalho, falei sobre essa minha "aversão" ao preparo do frango desfiado e uma luz salvadora apareceu! A Lucíola, advogada que está com um pé no altar, garantiu que dava pra fazer na panela de pressão! Eu pensei: "Ah, vá! Isso é papo de advogado, querendo convencer os outros que o impossível acontece." Ouvi todo processo criativo de desfiamento de frango que ela contou para os colegas que estavam a mesa e resolvi testar em casa. 

Para minha surpresa olha como o frango dentro saiu da panela de pressão:


Ingredientes:
> 1 kg de filé de sassami (é tipo a parte interna do peito do frago)
> 1 pitadinha de sal
> água 

Modo de fazer:
1. Na panela de pressão, coloque o sassami e o sal. 
2. Acrecente água apenas até cobrir os filézinhos.
3. Tampe a panela e deixe na pressão por 40 minutos.
4. Espere sair a toda a pressão. Deixe esfriar por uns 10 minutos e balance vigorosamente a panela por 3 minutos.

Gente, desse dia pra cá minha vida mudou radicalmente! Eu simplesmente A-D-O-R-O fazer todas as receitas que levam frango desfiado! Não fujo mais da raia de jeito nenhum! 

A dica da Lucíola foi maravilhosa ou perfeita?

Beijos, Camila.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Paula, é prática demais! Eu adoro praticidade!
      Bjss, Camila.

      Excluir
  2. Camila,
    não tenho panela de pressão. Mas sempre que preciso de frango desfiado para alguma receita, aproveito para fazer um caldo de frango caseiro. Numa panela grande, coloco o frango (que pode ser somente o peito, com ou sem osso), cebola espetada com cravo, a parte verde do alho-poró, salsão, cenoura, alho, tomilho, louro (na verdade o que tiver em casa de legumes, casca de cenoura, ou folhas que são jogadas fora) e cubro com água. Faço no fogo baixinho, durante uma hora, pelo menos, mas você pode tentar na panela de pressão.
    O caldo pode ser congelado em potinho e usado em sopas, risotos, no que mais pedir caldo de frango. Melhor que de cubinho e não da trabalho nenhum.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kati,
      que capricho com seu peito de frango, heim!? Tenho certeza que deve ficar um milhão de vezes mais gostoso, mas aquele negócio de pegar e desfiar é o que me mata! Mas gostei da dica de congelar o caldo! Pensei até em colocar nas forminhas de gelo, depois tirar e guardar em saquinhos, né?! ADOREI!
      Bjss, Camila.

      Excluir
    2. Camila,
      o peito de frango lá em casa é bem tratado! hehehe
      O sabor dele fica melhor e acima de tudo o cheiro! Cheiro de galinha cozinhando é desagradável (eu acho), as ervas aromáticas ajudam nessa hora. O cheiro muda completamente, só fazendo para ver!
      Eu prefiro colocar em sacos de congelação, porque em forminhas dá muito trabalho para desenformar, e geralmente usamos uma quantidade bem maior que um cubo só, então congelo geralmente 1L dentro de cada saco.
      Se testar, me avisa como ficou!
      Beijos

      Excluir
  3. Camila,bom dia!
    Genial essa ideia de desfiar o frango na panela de pressão,né?
    bem pratica.
    seja muito bem vinda a minha cozinha e volte sempre pra batermos um papinho. Terei o maior prazer em ser sua vizinha,viu?RSRS
    Bjinhos. RE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      Esse método (se é que podemos chamar de método) de desfiar o frango é maravilhoso! Agente não prescisa em encostar a mão no frango pq ele já sai da panela no ponto. Eu gosto mesmo dessa "metodologia".
      Agora, vizinha me empresta uma xícara de açúcar?! rs..rs.. Mais tarde vou passar lá na sua cozinha pra saber das novidades!
      Bjss, Camila.

      Excluir
  4. Eu adorei a dica vou experimentar beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci! Quando você experimentar e ver que deu certo você vai gostar mais ainda!
      Depois me conta, tá?!
      Bjss, Camila.

      Excluir
  5. oi Camila,bem bacana esse jeito eu coloco na tigela da batedeira e vou batendo com o movimento das pás vai desfiando bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinha! Sua técnica tbm é boa! Nunca tinha pensado em fazer dessa forma... É pratico demais!
      Bjss, Camila.

      Excluir
  6. Fiz outro dia sem querer... Legal saber que é uma prática! Eu simplesmente, esqueci o peito de frango na panela! E quando abri ele tava lá, lindo e desfiado! Será que rola de fazer isso com carne seca também? Eu sofri outro dia foi pra tirar a casca do tomate! Se tiver uma dica de como fazer isso sem sofrimento eu ficarei feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizie!!! Vc não sabe como fiquei feliz com seu comentário! Isso prova que você é realmente seguidora do blog... Ele é feito com tanto carinho!!
      Boa parte das descobertas na cozinha acontecem sem querer. Prova disso foi o seu frango esquecido na panela de pressão! rs..rs.. O tomate é assim: faça um corte em "X" na parte de cima e coloque o tomate em uma panela com água fervendo por 2 ou 3 minutos. Retire e coloque-o direto em uma bacia com água gelada. Depois puxe a pele iniciando pelo "X". Pronto! Você vai adorar! É mágico! hahahaha
      Obrigada pela vista e comentário!
      Beijos da sua Avó! =D

      Excluir
  7. Ja vi essa dica, mas ainda não testei, mas deve ser muito prático mesmo, gostei amiga
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Claudia! Menina faça o teste! Você não vai se arrepender! Me conta depois tá!?
      Bjss, Camila.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Mel! Testa mesmo porque super vale a pena!
      Bjss, Camila.

      Excluir
  9. Camila.. que dica boa..
    Já tinha visto essa dica mas nunca testei..
    Mas me convenceu.. próxima vez que eu precisar de franguinho desfiado vou fazer assim...
    Depois venho te contar..
    Praticidade é tudo né menina? rss
    Beijokas
    Sheila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...